Um dos melhores treinadores de CrossFit do mundo, Ben Bergeron, responsável por tornar atletas comuns em campeões do mundo do “The CrossFit Games”, está constantemente a relembrar nas suas publicações e entrevistas que para sermos excelentes atletas com sucesso, primeiro temos que ser melhores seres humanos e mudar alguns hábitos e focos no nosso dia-a-dia.
Ora os nossos coaches selecionaram 3 TED Talks que nos ajudarão a reflectir sobre esta perspectiva através do que a ciência diz.
O exercício e o cérebro
Basta movimentar o corpo para obter benefícios imediatos, protetores e duradouros no cérebro. E podem durar o resto da vida. O que pouca gente sabe é quais são as zonas do cérebro e capacidades que delas advém que realmente beneficiam com o exercício físico.
Um único treino irá aumentar de imediato o nível de neurotransmissores como a dopamina, a serotonina e a noradrenalina que vão melhorar o nosso humor logo após um treino tal como eu estava a sentir.
Autoconsciência
Os limites que colocamos a nós próprios enquanto atletas por vezes são barreiras invisíveis. Podem, como em grande parte dos casos, estar relacionados com a ausência de autoconsciência ou mesmo de conhecimento para lidar com a informação que ocorre nos mecanismos biológicos. Um bom exemplo disso é o que psicóloga Kelly McGonigal explica na sua palestra sobre como processamos apenas um desses mecanismos que é o stress.
“Será que, ao mudarmos a maneira como pensamos sobre o ‘stress’,“nos tornamos mais saudáveis?” E aqui a ciência diz que sim. Quando mudamos a nossa maneira, de pensar sobre o “stress” conseguimos mudar a resposta do nosso corpo ao “stress”.
A comunidade
Já pensaram porque é tão importante a comunidade no contexto do CrossFit? E o impacto da própria comunidade no nosso desenvolvimento enquanto atletas?
Durante 75 anos, acompanhámos a vida de 724 homens, ano após ano, perguntando-lhes pelo trabalho, a vida doméstica, a saúde, e, claro, perguntando tudo isso sem saber como é que as suas histórias iam acabar.
Um dos maiores estudos feitos pela Harvard University explica uma das principais razões para vivermos uma vida longa e saudável. A resposta é uma surpresa para muitos.
Comentários recentes