“Sim, sou eu, eu mesmo, tal qual resultei de tudo,
Espécie de acessório ou sobresselente próprio,
Arredores irregulares da minha emoção sincera,
Sou eu aqui em mim, sou eu.”

Gaetano nasceu em Trani, Puglia, Itália – uma cidade linda, à beira mar plantada, segundo o próprio – mas nós desconfiamos… os italianos não são de fiar. Tem alguns anos, talvez perto de 40, porém ninguém sabe ao certo quantos. Sempre que tem oportunidade, dá folga à dieta e delicia-se com pizza ou pasta, os seus pratos favoritos.Irmão mais velho de dois filhos de pais operários, Gaetano nunca se sentiu inspirado pelo calcio ou pelos feitos dos atletas italianos. Corria com os amigos, mas cedo desistiu… ficava sempre em último…

Certo dia, Manzo transformou-se: deixou o Gaetano e tornou-se Álvaro, aquele de Campos que está dentro da Pessoa de bronze na Brasileira mais portuguesa de todas. Apaixonado por Fernando Pessoa e pela cultura lusa, em 2005, como bolseiro, licencia-se com distinção em Língua e Cultura Portuguesa na Faculdade de Letras de Lisboa. Mais tarde atinge novo grau académico em Finanças Empresariais, formação que lhe deu o acesso à actual função: Financial Advisor na multinacional SIEMENS. Álvaro de Itália, como foi Erasmo de Roterdão, um explorador à procura de novos conhecimentos, trazendo em si todos os sonhos do mundo.

 

Álvaro foi crescendo, como pessoa e…como Pessoa. Em 2014, então com 97kg e os mesmos 163cm que tem desde os 16 anos, decidiu que era a altura de começar a cuidar da sua saúde: entra no ginásio convencional, onde rapidamente se apaixona pelos bodies – não das instrutoras nem dos fisio-culturistas – pelo BodyPumb, BodyJam, BodyCombat; passa horas intermináveis a treinar, entra em grupos, perde peso, dinamiza, ganha forma,  apaixona, apaixona-se…e começa a surgir o “Italian stallion” que hoje conhecemos.

Eterno insatisfeito, Álvaro deixa-se resgatar pela Les Mills, começa a treinar com PT, passa pelo treino funcional e, da mesma forma que deixara as letras pelos números, salta do clube para a box. Timidamente, se é que este advérbio se pode aplicar a qualquer ação do Álvaro, entra na alcateia da AlphaDen e, rapidamente, se torna um lobo. Mas não um lobo qualquer! O lobo mais divertido, mais contagiante… Neste momento Álvaro tem como objetivos evoluir tecnicamente, fazer competições de OCR (Obstacle Course Racing) e, a longo prazo, participar nos CrossFit Games, quem sabe?! Álvaro só tem que sonhar pois, se Deus quiser, a obra nascerá!

Manzo não foi Pessoa, porém poderia ter sido…tão grande que é a pessoa que traz dentro de si. Nasceu em Itália mas, como diria o poeta: “Quem te sagrou, criou-te português”

“É ele mesmo, que remédio!”