Pedimos à nossa atleta Cátia Morgado (@catia_morgado_) para nos dar a sua receita mais simples de panquecas de chocolate. Trata-se de opção proteica, baixo teor de hidratos de carbono
Macros: 52,14g P / 20g L / 6,65g HC
INGREDIENTES
- Base
- 1 ovo
- 2 colh. sopa farinha de amêndoa (20g)
- ½ scoop de proteína whey – sabor chocolate (15g)
- Recheio
- 1 scoop proteína whey – sabor chocolate (30g)
- 1 colh. chá de manteiga de amendoim – crunchy (10g)
- Água q.b.
PREPARAÇÃO
- Envolver os três ingredientes da base até se obter uma consistência homogénea.
- Dispor a massa numa frigideira antiaderente, já colocada previamente ao lume, e ligeiramente untada com azeite.
- Assim que surgirem uns pequenos poros à superfície da massa, a panqueca está pronta a ser virada.
- Depois de cozinhada em ambos os lados, dobrar a panqueca e reservar.
- Para o recheio e cobertura, juntar os dois ingredientes e ir adicionando água até obter um creme espesso, mas de textura uniforme.
- Rechear e cobrir a panqueca. Polvilhar com canela em pó.
NOTA
“Muitas pessoas que dispensam o pequeno-almoço tendem a sentir mais fome e apetite no decurso da manhã e ao almoço, compensando posteriormente com a ingestão de maior quantidade de alimentos e/ou com alimentos mais calóricos e pouco ricos a nível nutricional.
Um estudo apresentado na American Heart Association Conference demonstrou uma associação directa entre a toma diária do pequeno-almoço e uma redução de 30%-50% do risco de obesidade e de resistência à insulina.
Contudo, e no que diz respeito a um efeito preventivo, torna-se relevante não só a toma do pequeno-almoço, mas também a sua qualidade.
Estudos recentes têm vindo a demonstrar que, em certos casos, torna-se mais benéfico o consumo de maior quantidade de proteína e de gordura, e de uma menor quantidade de hidratos de carbono, devido à regulação hormonal que ocorre no período de jejum noturno.
É igualmente importante que o pequeno-almoço contenha alimentos líquidos, ou que seja acompanhado pela ingestão de água ou de chá, uma vez que de manhã o corpo necessita igualmente de repor os níveis de hidratação.”
Fundação Portuguesa de Cardiologia
Comentários recentes